terça-feira, 19 de junho de 2012

Artesanato de Óbidos

Verguinha
  A Oficina das Artes, também conhecida como Oficina de Barro, funciona há mais de 20 anos e dá especial destaque à verguinha, um artesanato de origem italiana que se foi perdendo no tempo, até que Bordalo Pinheiro, numa das suas viagens o trouxe de volta a Portugal.
Tradição da Vila de Óbidos, era uma arte em vias de extinção, mas as aulas com os formadores obidenses, José Correia e Melânia Correia (na altura era a única que desenvolvia este género de trabalho) permitiram que alguns alunos continuassem essa herança. A oficina é anualmente visitada por muitos turistas que, encantados com o trabalho, levam as verguinhas para todo o Mundo. 
Contactos: Rua Direita, n.º 95 Óbidos

Na mesma rua existem outras lojas típicas de artesanato que podemos visitar:
A Artesã 
Rua Direita
Pequena loja a comercializar várias peças regionais, com destaque para os bordados.
A Burguesinha em Óbidos
Rua Direita nº 22
Pequeno espaço a comercializar alguns artigos regionais, com destaque para o vestuário.

A Casa Mourisca em Óbidos
Rua Direita nº 51
Espaço a comercializar vários artigos artesanais, tais como peças em loiça e barro, e outros artigos, como postais e outras recordações.

Bordado
Bordados de Óbidos - Uma arte com meio século de existência
Arabescos, pássaros, o castelo e a palavra Óbidos, bordados em tons de azul, rosa, salmão, verde, amarelo e castanho compõem os bordados de Óbidos. Criados em meados do século passado por uma obidense, nestes bordados são empregues os pontos pé de galo para o preenchimento e o ponto pé de flor para os contornos, sobre o linho branco, meio linho ou estopa. É com franja executada no tear manual ou ainda com bainha presa com os mesmos pontos que se empregam no trabalho que se terminam os bordados.
Os motivos foram inspirados no tecto da nave central da Igreja de Santa Maria. Para passar os desenhos para o papel colocavam um espelho no chão, que os reflectia e assim facilitava o seu trabalho.
Actualmente a Associação Artística e Artesanal "Bordar Óbidos" está sedeada na Rua Direita, junto ao Largo de Santa Maria, depois de anos a fio ter ocupado a Capela de S. Martinho.
Todos os produtos expostos bordados pelos elementos da associação, apresentam o selo de autenticidade, que lhe garante a genuinidade. Actualmente só mesmo os que são feitos por estas bordadeiras é que possuem selo, que é atribuído pela Câmara de Óbidos. O processo, contínuo, consiste em que as bordadeiras reúnam, no mínimo, 15 bordados que entregam na Câmara, onde são avaliados por três especialistas, sendo depois autenticados com o selo e comercializados.

Sem comentários:

Enviar um comentário