terça-feira, 19 de junho de 2012

ÓBIDOS E A SUA HISTÓRIA

                                                        Vista panorâmica da Vila de Óbidos

MAPA DA VILA DE ÓBIDOS

Óbidos tem séculos de história entre as suas muralhas. Com um grande património arquitectónico religioso e vestígios histórico-monumentais, esta vila de reis e rainhas foi, em tempos, local de preferência de descanso ou refúgio de desavenças das Cortes.

D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos monarcas que passaram por estas terras, de uma forma ou de outra, deixando marcas que a vila ainda hoje mantém. A origem da vila de Óbidos remonta ao século I, cidade de romanos, visigodos e árabes, povos que marcaram a sua presença nestas paragens.

Em 1148 deu-se a tomada de Óbidos aos mouros, sendo em 1210 doada por D. Afonso II à Rainha D. Urraca. O primeiro condado de Óbidos é constituído em 1636, tendo sete anos depois D. João IV mandado reparar as muralhas novamente. 



LOCAIS DE INTERESSE

Porta da Vila - Datada do Século XVII, a Porta da Vila tem como elementos distintivos Azulejos do séc. XVIII e a Capela-Oratório com varanda do século XVII. "A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original" é a inscrição que se encontra sobre a porta principal da vila de Óbidos. Foi mandada colocar pelo Rei D. João IV como agradecimento pela protecção da Padroeira, aquando da Restauração de 1640.

Rua Direita - É assim conhecida desde o século XIV e constitui a rua principal da vila de Óbidos, que liga a porta da vila ao Paço. Nos séculos XVI e XVII, as importantes transformações que sofreu esconderam os antigos portais góticos.



2 comentários:

  1. Escolhi Óbidos, porque nunca fui e gostava de ir visitar. Pelo que eu vi no blog tem uma História interessante, fala sobre as suas muralhas e seu património arquitectónico, religioso e vestígios histórico-monumentais.
    Que foi, em tempos local de preferência de descanso ou refúgio de desavenças das Cortes, e tambem tem muitos locais de interesse para visitar como por exemplo, Porta da Vila e Rua Direita. Artesanato de Óbidos como por exemplo: A Artesã , A Burguesinha em Óbidos ,A Casa Mourisca em Óbidos.
    Bordados de Óbidos - Uma arte com meio século de existência.
    Jardins em Óbidos:Jardim da Paz na Quinta dos Loridos,
    Jardim da Urbanização do Moinho Saloio,
    Jardim da Urbanização Fonte dos Corações em Óbidos,Miradouro do Castelo em Óbidos, Miradouro do Parque Cinegético de Óbidos.
    As maiores atrações de Óbitos, é a ginginha de Óbitos e a feira do chocolate.
    Gastronomia de Óbidos:Caldeirada à lagoa de Óbidos,enguias fritas e de ensopado.Os doces que marcam a doçaria típica de Óbidos as trouxas-de-ovos e as lampreias, especialmente das Gaeiras, originárias do Convento desta freguesia.
    Podemos ir para Óbitos de autocarro ou de carro,de autocarro sai mais barato, porque o preco do bilhete já esta tudo incluido.

    ResponderEliminar
  2. Escolhi Óbidos, porque é um sitio que já conheço. Tem uma história interessante, bem como vários locais a visitar.È um óptimo sitio para se visitar e perder naquelas ruas tao características. Tem vários locais de gastronomia local, tem visitas guiadas e variadas animações de rua. O modo de lá chegar é bastante fácil sendo de carro, autocarro ou mesmo a pé. Tem normalmente sido conhecida pela Vila Natal e pela Feira do Chocolate.

    ResponderEliminar