terça-feira, 19 de junho de 2012

Gastronomia de Óbidos


Caldeirada à lagoa de Óbidos
      
Em Óbidos, os pratos típicos são a caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, enguias fritas e de ensopado. 

      
Pera Rocha.



A pêra rocha, como a mais qualificada fruta da Região Oeste, atinge grande expressão na Região alta da Usseira, simultaneamente o maior centro de frio do País. 

Ginjinha de Óbidos
Quanto aos vinhos e licores, graças ao seu reconhecido microclima, a região demarcada de Óbidos produz óptimos vinhos, dos quais se destacam os conhecidos vinhos de Gaeiras, assim como a ginja, cujo o licor se celebrizou como a bebida mais típica e tradicional de Óbidos.
Uma das tradições no Convento de São Miguel das Gaeiras seria a confecção de doces e licores. Os doces que marcam a doçaria típica de Óbidos as trouxas-de-ovos e as lampreias, especialmente das Gaeiras, originárias do Convento desta freguesia. A característica que se destaca nestes doces conventuais é o facto de serem, na sua maioria, confeccionados à base de açúcar e gemas de ovos em grande quantidade.
Restaurante "O Conquistador"
Ambiente e decoração: Local simples e informal, com decoração que concilia o rústico e o moderno.
Especialidades: Peixe: Caldeirada à pescador; Enguias fritas da Lagoa de Óbidos. Carne: Cabrito à Padeiro; Pato com laranja. Doces: Tarte de Noz; Trouxas de Ovos.
Preço Médio: 13 euros. 

4 comentários:

  1. Olá Fernando
    Escolhi Óbidos por ser uma vila portuguesa muito antiga e cheia de tradições. Em 16 de Fevereiro de 2007, o castelo da cidade recebeu o diploma de candidata como uma das 7 maravilhas de Portugal.
    As suas casas típicas são também um dos motivos para visitarmos Óbidos. Outra razão, são os seus monumentos (ex: Porta da vila e as suas numerosas igrejas).
    O Festival Internacional do chocolate de Óbidos, atrai 200 mil pessoas anualmente.
    Portanto Fernando chocolate mais uma ginjinha, são duas palavras mágicas.
    Fica a 80 km de Lisboa. O tempo de viagem de carro, demora entre 40 a 50 minutos.
    Mas também é fácil chegar a Óbidos por meio de comboio ou autocarro. E com boas estradas.
    Quando resolveres visitar Óbidos conta comigo.
    Ascenção Lima

    ResponderEliminar