terça-feira, 19 de junho de 2012

História da Fundação de Tomar

Cidade de Tomar
   A cidade de Tomar está localizada nas margens do rio Nabão, pertencente ao distrito de Santarém na província do Ribatejo, com uma área de 351 km2 e 41.537 habitantes, foi conquistada ao Mouros por D. Afonso Henriques em 1147 sendo depois doada por este monarca aos Templários em 1159. A 1 de Março de 1160 foi fundada a cidade de Tomar com o início da construção do castelo. D Gualdim Pais concedeu-lhe foral em 1162. Com a extinção da Ordem do Templo em 1312 por decisão do Papa Clemente V, que queria ver os templários banidos da Europa, foi fundada a Ordem Militar de Cristo. Devido à necessidade de defender a fronteira algarvia, a sede desta Ordem transferiu-se para Castro Marim. Trinta e sete anos depois voltou a fixar-se em Tomar, mais concretamente no seu castelo.
Assim Tomar viria a ser o centro originador e principal sustentador da epopeia dos Descobrimentos. O Infante D. Henrique, nomeado pelo Papa como Regedor da Ordem de Cristo, viria a instalar-se no castelo de Tomar. Foi elevada à categoria de cidade em 1844, tendo sido visitada pela Rainha D. Maria II no ano seguinte.
Tomar é hoje conhecida não só pelos seus monumentos fabulosos, dos quais se destaca o Convento de Cristo, mas também pelas suas potencialidades turísticas que proporcionam a visita de inúmeras edificações históricas, relíquias arqueológicas, passeios pelos seus frondosos e frescos jardins e também ao longo do rio Nabão. 

Pratos Típicos de Tomar

  Pratos Típicos:
- Morcela de arroz com grelos.
- Lampreia com molho de sangue.
- Sopa de salsa.                                                                      
- Cabrito assado.
- Dobrada.
- Cabidelas.
- Coelho na abóbora.
- Feijoada de caracóis.
- Papas de farinha de milho com petingas assadas.

Doces Típicos:
- Fatias de tomar.
- Pudim de queijos fresco.
- Castanhas de ovos.
- Queijinhos doces.
- Beija-me depressa.
- Bolos de cama.
- Queijadas de gila.
- Queijadas de amêndoa.
- Doces de chila.
- Fios de ovos.

Bebidas Típicas:
- Vinho quinta solar dos loendros.
- Vinho quinta do cavalinho.
- Vinho quinta do casal das freiras.
- Vinho quinta encosta do sobral.

Fatias de Tomar
Doce típico de Tomar, confeccionado só com gemas de ovos batidas exaustivamente e cozidas em banho-maria numa dupla panela especialmente concebida para o efeito. As panelas datam de meados do século XX, invenção de um dos mestres latoeiros da cidade, o sr. Aurélio, que as vendia com a receita no interior. No final da cozedura, o bolo é desenformada e fatiado ainda quente e as fatias são encharcadas numa calda de açúcar. O fatiamento do bolo, ainda quente, garante a manutenção do tamanho original. 



Feijoada de caracóis
Ingredientes:
kg de caracóis 
sal
½ chouriço 
4 dentes de alho 
2 cebolas 
1 folha de louro
1 pé de orégão
1 cubo de caldo de galinha 30 g de Vaqueiro
1 lata de feijão manteiga
Preparação:
Lave os caracóis muito bem em várias águas, esfregando-os com sal. Quando deixarem de largar uma baba viscosa, passe mais uma vez por água fria corrente e coloque os caracóis numa panela. Junte o chouriço, sem pele, os dentes de alho descascados e esborrachados, 1 cebola descascada, a folha de louro e os orégãos
Cubra com água fria e leve a ferver sobre lume muito brando.  Quando ferver, introduza o cubo de caldo de galinha, rectifique o sal e deixe cozer durante cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando. Coe os caracóis através de um passador e reserve o caldo em que cozeram.  Retire o chouriço, corte-o em cubinhos e leve-o a alourar com a restante cebola, descascada e finamente picada, na Vaqueiro Adicione o feijão bem escorrido e regue com um pouco do caldo onde cozeram os caracóis. Tape o tacho e deixe apurar um pouco sobre lume brando.  Entretanto, retire os caracóis das cascas com a ajuda de um alfinete. Junte os caracóis ao feijão e misture bem. Sirva imediatamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário